sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pensadores?

Uma discussão que tem sido frequente nos últimos anos, e põe anos nisto, é de que faltam no Brasil intelectuais, gente que não tenha medo de externar o que pensa, que tenha uma visão diferenciada, ampla e rica sobre as coisas. Uma das definições que me chamaram atenção é que no Brasil todo mundo quer aplauso, aprovação, o que não pode ser expectativa no caso.
A história do Brasil sempre foi rica em mentes brilhantes, que deixaram seus escritos, pensamentos pra mostrar isto. Mas vivemos numa carência, numa época de textos prontos, numa época que se copia e cola com tanta facilidade sem mesmo ter domínio daquilo que se passa à frente.
Época de modismos, de criar textos e dar falsas autorias, etc.
Bom, são os fatos... Mas pq tem sido assim?
Talvez o atentado terrorista em Paris explique, somos cada vez menos receptivos à ideia oposta, ao contraditório. Na defesa do que acreditamos não temos mas pudor de adotar e repetir uma mentira, de agredirmos, ofendermos, de fazer chacotas. Diante de 20 fatos verdadeiros, basta um com pequeno deslize para desqualificar todo resto. Usamos todas as formas possíveis de agressão em nome de NOSSA verdade.
Hoje li que alguém recebeu ameaças de morte só pq postou idéias que desagradaram certo grupo.
Não, não podemos empunhar a bandeira do "Je Suis Charlie" como muitos fizeram, pq simplesmente não somos capazes de lidar com educação diante da exposição de idéias contrárias, somos, todos, contra a liberdade de expressão.
Não tem um dia sequer que vc entre numa rede social e perceba isto. Tivemos a avassaladora experiência da baixaria que tomou o Brasil na eleição onde qualquer coisinha já servia pra execrar pessoas, condenar, ridicularizar.
Em outro texto li o seguinte: "era tão educado que nem parecia ...." Vc pode preencher como quiser o espaço.
Nos tornamos chatos, perseguidores, qualquer coisinha já é motivo de agressão.
Em 2013 tivemos as manifestações. Pq elas terminaram tão cedo? Pq o gigante voltou a adormecer? Os radicais, os violentos, tomaram a frente.
É legal, é bonito aplaudir exemplos, empunhar bandeiras desde que tb sigamos o exemplo.
Ou seja, talvez não haja falta de intelectuais, talvez haja falta de respeito mesmo, de capacidade de ouvir, conversar, moderar. Parece que mover um fio de nossas idéias é como vender a alma pro diabo, quando é só aprendizado.
Vestimos os uniformes, agimos pra agradar e sermos aceitos em grupinhos, perdemos a capacidade de ter idéias próprias, adotamos qualquer modismo, matamos a individualidade em nome do que?
Somos nós os terroristas, estamos do lado errado do cartaz. 
Parece que o mundo insiste em jogar na nossa cara o qto errados estamos, e parece que qto mais apanhamos, mais insistimos no erro.
Pensar que é bom...
Quero sim ter o direito de escrever, de falar a maior asneira, e ser capaz de ouvir com serenidades aqueles que pensam diferente de mim, só assim serei capaz de me tornar melhor, não pq "comprei" uma nova ideia, mas pq fui capaz de reformular a minha.