segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Para refletir sobre a Mentira.

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.
Friedrich Nietzsche

As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.
Friedrich Nietzsche

É difícil perder-se. É tão difícl que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo.
Clarice Lispector

O amor pode morrer na verdade, a amizade na mentira.
Abel Bonnard

As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.
Millôr Fernandes

É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo.
Clarice Lispector

A mentira é muita vez tão involuntária como a respiração.
Machado de Assis

Meia verdade é sempre uma mentira inteira.
Provérbio Chinês

É difícil acreditar que um homem está a dizer a verdade quando você sabe que mentiria se estivesse no lugar dele.
Henry Mencken

Jamais diga uma mentira que não possa provar.
Millôr Fernandes

É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade.
Friedrich Nietzsche

Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito.
Abraham Lincoln

Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir.
Winston Churchill

Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.
Mahatma Gandhi

Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente.
Florbela Espanca

O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.
Santo Agostinho

A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros.
Anais Nin

Engolimos de um sorvo a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.
Denis Diderot

Não ser descoberto numa mentira é o mesmo que dizer a verdade.
Aristoteles Onassis

Quem planta a semente da mentira colhe a floresta da solidão...
Sm-Master

A mentira deriva, em geral, do medo injustificado.
Textos Judaicos

A verdade sem dúvidas é linda; assim como as mentiras.
Ralph Waldo Emerson

Não me importa a mentira, mas odeio a imprecisão.
Samuel Butler

Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade.
Cícero

Em verdade, em verdade vos digo- mentir compensa
Rogério Viana

Soneto

Por que me descobriste no abandono
Com que tortura me arrancaste um beijo
Por que me incendiaste de desejo
Quando eu estava bem, morta de sono

Com que mentira abriste meu segredo
De que romance antigo me roubaste
Com que raio de luz me iluminaste
Quando eu estava bem, morta de medo

Por que não me deixaste adormecida
E me indicaste o mar, com que navio
E me deixaste só, com que saída

Por que desceste ao meu porão sombrio
Com que direito me ensinaste a vida
Quando eu estava bem, morta de frio
Chico Buarque

Uma mentira vem logo no encalço de outra.
Terêncio

A mentira que beneficia vale mais do que a verdade que molesta.
Fênix Faustine

Timorato

Por trás de um caso,
Há mentiras a contar,
Que de tão covardes
Parecem verdades e
Deixaram-me com insônia.

Tuas expressões cansadas
Não enganam amadores
Porém os mestres se confundiram
Acreditando em poucas dores.

Os nós de teus projetos
Fizeram-se por se só
Não há um sequer
Que duvide de tua capacidade.
Em mentir, odiar,
Amar e afogar.
Não me tome mais.
Keidy Lee Jones




Nenhum comentário: