sábado, 25 de agosto de 2007

Ser respeitado ou querido?

Quando eu era mais jovem, tempo de faculdade, primeiro emprego e todas aquelas descobertas que tanto torturam a gente eu queria ser amado e querido por todos e era sempre muito doloroso descobrir que alguém não gostava de mim ou, pior, me detestava, odiava.
Eu nunca entendia o porquê de despertar sentimentos negativos nas pessoas, por mais correto e gentil que eu tentasse ser não tinha jeito, sempre tinha alguém que eu não conseguia agradar.
Com o tempo e o amadurecimento pessoal e profissional descobri que mais importante que ser amado é ser respeitado.
Respeito se dá pelo que você é e faz de maneira autêntica, gostar é hoje quase uma mercadoria que se compra, basta você atender algumas exigências de pessoas, grupos e pronto, você é aceito e ganha o “carinho” que tanto procura.
Só que é algo sem profundidade, que ao invés de preencher te esvazia, te trás sentimentos difíceis de serem engolidos.
Já respeito independe do que sentem por você, mesmo que te odeiem podem te respeitar e até admirar.
Houve então uma reviravolta, passei a aceitar até o ódio alheio, desde que ele viesse do lado certo, afinal de contas, se você é correto e justo fatalmente vai desagradar alguém, e se esse alguém joga sujo ou tem atitudes incorretas não é dele que vou esperar amor, até por que depõe contra ser o queridinho da quadrilha.
:-)

Mesmo odiado, desde que respeitado, você tem uma proteção, um salva guarda que se mostra valioso sempre que você precisa.
No entanto, se você superestimar sua capacidade de ser justo, correto você pode se dar mal, são as lições da vida, em nossa vaidade sempre achamos que estamos corretos, que temos a razão, e aprendi a duras penas o quanto pode ser doloroso o tombo quando cometemos esse erro.
Pois é, complexa essa nossa vida, se achamos a sintonia fina perfeita de nossos atos estamos bem, mesmo odiados, seremos respeitados e, quiçá, admirados, mas basta errar a dose e tudo vai por água abaixo.
Hoje olho para trás, para alguns anos atrás e acho engraçada a transformação, de minha agonia com a opinião alheia para a relativa segurança de lidar com a raiva de outrem desde que respeitosa.
Mas existe algo mais doloroso do que tudo citado acima, é ser mal compreendido por quem se gosta, é despertar em alguém muito querido sentimentos dissonantes, é se esforçar em ser justo e correto com quem se quer o bem mas ser incompreendido despertando sentimentos tortos.
Quanta dor contida na incompreensão, talvez seja a dor maior com a qual lidamos em nossas vidas, tudo bem que às vezes o tempo se encarrega de aparar as arestas, mas como é doloroso passar por essas fases.
Ainda assim nada justifica vender a alma, deixar de fazer o que se acredita, desde que tenhamos a convicção do acerto, sem teimosia ou vaidade. Devemos fazer o que é certo até para o bem da pessoa, mesmo que ela esteja refrataria a idéia, mesmo que seja difícil para a gente agir.
Sempre respeito será um bem mais valioso do que gostar, ser uma pessoa respeitada sempre será melhor do que ser querida, mas melhor do que tudo é ser respeitada e querida pelas pessoas que importam.

2 comentários:

Anônimo disse...

massa

razielbelmont disse...

bem interessante sua observação. afinal de contas nem deus agradou a todos... tudo na vida e relativo!