quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Muletas


Projeto 5
Upload feito originalmente por Guilherme Gomes.


Existem pessoas que não vivem a não ser em função das outras.
Desenvolvem várias personalidades para serem aceitas em vários grupos sociais, se apoiando nos diversos membros destes grupos.
Carentes, precisam de aprovação, de serem queridas, não se importam com o respeito, se importam com a aprovação.
Usam de várias estratégias, como camaleões, se inserem nos grupos, permanecem camuflados mesmo sem compartilhar das idéias e ideais dos seus membros.
É comum que tais pessoas participem de vários grupos ao mesmo tempo, grupos muitas vezes díspares, opostos.
São capazes de ações que quando confrontadas, não apresentam menor sentido, por exemplo, podem ouvir funk ou bossa nova, podem ter atividades físicas intensas ou levar uma vida indolente.
A lógica de tudo reside no conceito de muleta, a pessoa deixa de ter vida própria pra se apoiar nos outros, sem atitude, sem convicções, sem vontade própria a pessoa se apega aos outros, a aceitação dos outros.
Mas um dia as portas começam a fechar, as muletas começam a escassear, e elas se dão conta de que estão num caminho sem saída.
Algumas vezes surge uma muleta definitiva, que irá amparar pelo resto dos dias, outras surge uma mão, que ensinará a caminhar sem muletas, mas algumas vezes só tem o abismo.
Uma coisa é certa, oferecer novas muletas não ajuda em nada, a não ser que você queira se beneficiar da dependência.
Dar a mão é uma grande responsabilidade, mas é uma responsabilidade que cabe a poucos, impossível dar as mãos se você não conseguirá sustentar por muito tempo, impossível dar as mãos se você não for o que a pessoa realmente precisa.
Boa vontade muitos tem, mas não basta.
As pessoas têm imensa dificuldade em tirar as muletas de quem gostam, é como tirar o andador da criança, como tirar as rodinhas da bicicleta, um dia você precisa fazê-lo.
Evidente que a pessoa vai cair e, eventualmente, se machucar, mas não são estas as regras do mundo?
Algum de nós consegue descrever um mundo real sem dor, sem quedas e tombos?
Existe uma linha de sabedoria difícil de alcançar, mas é nela que se encontra a atitude correta, seremos maiores sabendo o quanto podemos dar a alguém, sabendo o quanto podemos tirar de alguém.

Muletas Jamais!!!

Nenhum comentário: