sábado, 14 de novembro de 2009

Camadas...

Nós, seres humanos, somos feitos de camadas.
E distribuimos distintos passes de acesso às pessoas próximas, quanto mais amigas, mais camadas a pessoa terá possibilidade de conhecer.
Muitas vezes temos medo das camadas mais profundas, é onde nosso verdadeiro EU se esconde, é o EU que evitamos encarar, ainda assim algumas pessoas acabam chegando lá, visitando, conhecendo.
Quando cuidamos de nós, também cuidamos de nossas camadas, no entanto, na maioria das vezes, só cuidamos das superficiais e achamos que está tudo bem, enquanto a camada mais profunda fica lá, sem reformas, sem mudanças, com fissuras que vão nos consumindo.
Este processo de reforma, por vezes, é inocente, acostumados a evitar as camadas mais profundas, esquecemos que ela existe e só cuidamos daquilo que conhecemos nos dando por satisfeitos e realizados.
Mas vira e mexe, alguém que conhece um pouquinho mais de nós, alguém que conhece as nossas camadas mais profundas dá um toque: Ei, esqueceu de cuidar do que realmente é importante?
E nós, na nossa ingênua concepção de "Eu", respondemos: Mas eu cuidei de tudo, está tudo tinindo...
Mas basta os primeiros passos pra sentir que algo não vai bem, e perdidos ficamos buscando respostas, sentindo que algo não vai tão bem.
Outra questão aflitiva é quando cuidar de nossas camadas, esperamos a próxima crise ou aproveitamos a fase boa?
É duro justo quando tudo está correndo bem, ter que remexer em recantos empoeirados e assustadores, e vamos adiando, adiando, até que...
Mas na crise, será que teremos força e discernimento pra cuidar do que é preciso?
Processo difícil este, complexo, elaborado.
Nós e nossas camadas, viagem longa, assustadora e reveladora.
Deveríamos revisitar nossas camadas mais longas, ver o que podemos mudar, renovar, aprimorar, ver o que podemos jogar fora, reciclar, ver como podemos tornar nossa estrutura mais forte e capaz.
Vc está pronto(a)? Que tal agora?
Boa viagem...

Nenhum comentário: