quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Sou do Tempo...

Sou do tempo que redes sociais eram os papéis. Ali vc compartilhava seus desenhos, seus textos, suas poesias...
Qualquer papel servia, quem nunca ouviu falar do famoso papel de pão? De letras escritas em guardanapos?
Sou do tempo que a gente gostava de compartilhar, de ouvir histórias, de aprender...
Ninguém se preocupava em lacrar, em buscar entrelinhas para criticar, se estava ou não dentro do politicamente correto. Não existia marra (nem a palavra e nem o significado). Se alguém discordasse, se conversava.
Sou do tempo que a gente cometia erros, muitos. Que se ficava de mal, sem se falar.
Mas um tempo tb que se buscava o perdão, o retorno da amizade, a conversa.
Sou do tempo que a gente ficava na calçada até altas horas da noite... Conversando.
Um tempo que rapazes e moças conviviam, que era mais importante ser do que parecer. Onde as ideias e a amizade tinham valor. 

Não é um tempo tão distante, mas algo foi se perdendo e rapidamente. E a individualidade se tornou mais forte que o todo. Pq, no fundo, se trata disto.
Não que tudo fosse perfeito, nosso sonho era que o futuro fosse melhor, que não haveria violência, que haveriam mais oportunidades, menos ameaças, etc... Inocentes, eu sei.

Se diz que somos formados em caráter e convicções pelo que vivemos na juventude, quem dera, basta ver como a educação se perdeu mesmo entre os mais velhos, como a cordialidade se encolheu em algum canto, como o fino trato é coisa de livro antigo. Sim, somos fortemente contaminados pelo tempo que vivemos. Só não podemos deixar que contaminem tb nossas lembranças, como muitos tentam fazer, desqualificando o passado (não tão passado assim).

Se quer um registro de época, basta ver que músicas faziam sucesso em por qto tempo duraram. Pode não confiar no método, mas seus ouvidos agradecerão.
Outra abordagem é observar que uma das séries de maior sucesso na atualidade, Stranger Things, é ambientada nos "ingênuos" anos 80, principalmente na composição dos personagens e suas interações.

Talvez exista um mundo paralelo onde os sonhos tenham se realizado, o mundo tenha se tornado um lugar ainda melhor e as pessoas tenham se aproximado ainda mais. Pena que não tenhamos tido a chance de escolher em qual mundo seguir.

Um comentário: