quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sua vida em uma imagem.

Costumo usar imagens de estrada, caminhadas, jornadas, etc. para definir a vida e seus desafios.

Não que caiba tamanha simplicidade, mas referências são boas pra nos orientar.

Nos últimos tempos uma nova imagem veio se formando, talvez ela defina melhor, pelo menos alguns aspectos de nossa vida.

É uma imagem que veio em conseqüência do entendimento de desconstrução e reconstrução, reformas, retoques e de todas as variáveis.

E a imagem que se formou foi de uma imensa fazenda com uma casa central.

Pensando a vida como esta fazenda, inclua nela tudo que te é importante, exercite a criatividade e pense nas cercas, nos animais, plantações, florestas e estradas.

Está tudo bem cuidado ou ainda falta muito por fazer? Será que está do mesmo jeito há muito tempo, talvez abandonada?

Alguns cantos estão mais bem cuidados que outros?

Dê um passeio por ela, perceba como ela é grande, como tem recursos e como pode ser mais bem aproveitada.

Mais a frente, aqueles convidados que se excedem no espaço que ocupam, misturado a eles alguns intrusos, pessoas que não respeitam o que é seu.

Em alguns recantos destroços deixados por alguém, que ali ficaram pq vc se descuidou ou evitou ver.

Veja que belo rio cruzando sua propriedade, imagina quanta vida ele é capaz de proporcionar.

E a cerca, vê as passagens pela falta de cuidado? E os buracos na estrada impedindo vc de transitar? Vc ainda se lembra o que fica ao norte? E aquela vista que vc gostava tanto, sabe ainda chegar lá?

Vamos voltar à casa principal? Antes, dê uma olhada à distância, é como vc imaginava que seria? Que sensação te causa: orgulho, felicidade, choque, decepção, abandono, tristeza, desgosto?

A parede que vc tinha retocado, voltou ao que era antes.

O piso que vc reformou, já apresenta problemas de novo.

Talvez seja hora de sentar naquela cadeira que fica na varanda, dar uma boa olhada ao longe e repensar o que deseja pra sua fazenda.

Talvez precise colocar à baixo algumas paredes, destruir alguns pisos, reformas e retoques parecem não produzir efeitos definitivos.

As frágeis cercas devem merecer um cuidado especial, talvez criar divisões internas, definindo o espaço cabível pra cada coisa.

Não adianta correr, apressar, improvisar, vá devagar, faça cada coisa ao seu tempo para que seja duradouro.

Lembre-se tb que existem pessoas que apreciam demais sua fazenda e estão dispostas a te ajudar, conte com elas.

Observe e aprenda muito em volta, boas idéias e conselhos vivem saltando aos olhos mas nem sempre enxergamos.

Mas vá além, para aproveitar tudo que sua fazenda tem, cuide bem dela, não existe nada nela que seja mais importante do que as outras coisas, tudo é um conjunto, tudo tem sua cara, tudo compõe o que vc é.

Nela vc pode atingir todos os seus objetivos, pq sua fazenda é um imenso território pronto pra ser ocupado e se tornar produtivo. Nela cabem tudo que vc precisa.

Nela tem trabalho, descanso, lazer, prazer, amor, intensidade, calmaria, medo, paz, insegurança, desafios, assombrações, etc.

Mas vc tem os recursos pra fazer cada coisa ter seu lugar, fazendo dela motivo de orgulho, sendo sua fortaleza interior, onde vc se encontra, vc se fortalece e se torna capaz de se doar, dentro do que cada um merece.

Uma fazenda nunca é fechada, mantém as porteiras abertas, pra mais e mais conhecimento e riqueza entrar. Para tanto, não fique restrito a sua fazenda, visite as outras, aproveite tudo que cada fazenda pode proporcionar.

Atentos, a troca sempre será positiva, afinal, sendo sua, vc define quem e o que entra e sai.

Alguns dirão que dá trabalho, mas dá trabalho cuidar com carinho daquilo que é teu e te dá tanto em troca?

Quem sabe valha a pena começar a obra pra logo poder reabrir, orgulhosa, pra que sejam bem vindos os amigos, tenha de volta seu cantinho de descanso e renovação, para que haja uma grande e interminável festa, que haja um belo espaço cultivado para os amores, para que a vida possa voltar a fluir em sua fazenda e ser apreciada da cadeira na varanda mas te pedindo sempre pra caminhar por ela, de mãos dadas com quem vc ama.

É bom começar a preparar a placa que fica na entrada da fazenda: qual será sua frase de boas vindas?

2 comentários:

Sophi (para os íntimos) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Casa de Mariah disse...

Genial, vou levar essa receita comigo.