segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Nossos monstrinhos.

Cada um descobre um jeito de viver a vida, de lidar com os desafios, com os confrontos, com as chacoalhadas que a vida dá, que as relações provocam.
Para nos defender a gente cria monstrinhos, com a única função de nos "proteger".
O problema é que é tão fácil e legal que a gente desanda a criar monstrinhos vida a fora, não só nas áreas relevantes, mas até onde jamais imaginamos.
E lá vão eles corroendo tudo em volta, afinal, não são controláveis como imaginamos.
Se quiser, pode pensar nos gremilins que se multiplicam em contato com a água, mas é bom saber, somos nós os pais da criança, somos nós que distribuímos pelos recantos de nossas vida.
Sem saber, eles começam afetar a relação com os filhos, colegas de trabalho, vizinho, parentes, vamos nos distanciando, nos tornando pessoas "difíceis", mudamos aos olhos alheios, menos aos nossos.
Aí resolvemos consertar tudo, somos tomados por uma coragem arrebatadora, e de fato mudamos algumas coisas, mas...
Será que conseguimos tirar todos os monstrinhos que criamos?
Algumas áreas de nossas vidas melhoram, mas escondidnhos em alguns lugares, lá estão eles.
Mais do que coragem, é preciso inteligência pra combater a "praga".
Me lembro daquela história dos dois cachorros, o bom e o mau, vencia quem vc alimentasse. Agora imagine dezenas de monstrinhos espalhados por nossas vidas? Muita boca que alimentamos... Melhor matá-los de fome.
A questão fundamental é que estamos ficando tão medrosos, tão inseguros que o melhor caminho é criar refúgios, defesas, encher o quintal de monstrinhos ameaçadores, assim, quem vai nos importunar?
Será que precisamos descobrir que nós Tb perdemos o quintal? Que nos Tb acabamos acuados pelos monstrinhos? Dependentes?
É, difícil achar a resposta, difícil sequer identifica-los, mas um bom começo é saber que estão por aí.

Nenhum comentário: