terça-feira, 26 de junho de 2007

Coerência

Vivemos sempre em busca de respostas. Como ser feliz? Como alcançar o sucesso? Como evitar os problemas? Como vencer os obstáculos? São tantas perguntas que se ficarmos pensando em cada uma não vivemos, vamos sempre estar nos dedicando a respondê-las.
O pior é que algumas respostas que encontramos contradizem respostas de outras perguntas, simplesmente porque na busca que fazemos só enxergamos a situação imediatamente a frente, é como dirigir e ir tomando decisões baseadas na situação imediata: tem um engarrafamento? Desvie. Chove? Estacione. Mas de que adianta resolvermos a situação a frente se isso só adia ou dificulta a solução do real problema?
No entanto, existem algumas respostas que servem para maioria das perguntas. Se não solucionam 100% dos problemas ao menos melhoram nossa condição para enfrenta-los.
Coerência é uma dessas respostas que atendem a maioria das perguntas. Quando somos coerentes é meio caminho andado pra evitar problemas, ser feliz, respeitado e até admirados.
Quem deve cobrar coerência somos nós mesmos, porque a maioria das reflexões que fazemos envolvem nossas atitudes e decisões incoerentes.
Porque pensei isso e fiz aquilo? Porque acredito nisso no entanto faço aquilo?
Se você tem um problema, basta ser coerente pra se manter longe dele e ter força pra supera-lo.
Mas o que é ser coerente? Simples. Você passa a vida adquirindo convicções, observando, analisando, colhendo dados e impressões para formular uma idéia. Ser coerente é respeitar essa idéia. Não quer dizer que devamos ser inflexíveis, visto que uma idéia só evolui jamais deve ser descartada de todo, seja por um momento, seja pelo restante de nossas vidas.
Uma idéia que levou anos sendo desenvolvida, que passou por todas as fases absorvendo informação, amadurecendo pra chegar a um formato não pode ser desconsiderada nem por uma fração de segundo.
Claro, existe uma boa razão pra desconsidera-la: irresponsabilidade. É quando estamos fracos, estamos tentados a algo. Mas cair em tentação, desconsiderar algo tão solidamente construído é algo destrutivo, porque tudo que você levou anos construindo pode se perder ali, pode não ter volta além de definir de maneira contundente uma natureza incapaz de vencer. Lembra da estrada acima? Cada vez que desviamos, cada vez que estacionamos nos afastamos do objetivo final, estamos perdendo tempo, porque muitas vezes seremos obrigados a recomeçar do zero. Corremos o risco de chegar o dia que olharemos pra trás e perceberemos que ficamos patinando sem sair do lugar e nos frustraremos. Para quem quer chegar a determinada altura da vida com algumas situações resolvidas, é melhor ser coerente.
A maioria de nós não agüenta o tranco, a maioria de nós quer caminhos fáceis, quer atalhos, mas basta olhar em volta e ver o resultado de escolhas fáceis. Dizem que vitórias inspiram, mas as derrotas ensinam muito mais.
Portanto, nos esforcemos para sermos coerentes, para não esquecer do que se passou, do que vivemos, do que observamos, nos esforcemos pra persistir, seja qual for o obstáculo no caminho, seja qual for a tentação oferecida. Só assim chegará cedo ao ponto de chegada e poderá usufruir tudo aquilo que sonhou.
Porque se um dia você olhar pra sua vida e ver que não conseguiu nada, não a culpe, a culpa é sempre nossa porque ficamos adiando, caindo em tentações, com medo de decidir, enfrentar a realidade. Quer transformar o sonho em realidade? Seja coerente, viva intensamente e busque incessantemente seus objetivos sem perder tempo em caminhos fáceis ou tentadores. Existe muito mais gente do que se imagina querendo que fiquemos aonde estamos, porque sabem que elas só conseguirão o que querem nos mantendo ali. Não entendem que por mais que avancemos, se são verdadeiras, sempre farão parte de nossas vidas, talvez não como elas desejam, mas ai entra o egoísmo e, convenhamos, só alguém muito egoísta pode querer interromper nosso crescimento para beneficio pessoal.
Se sua natureza é crescer, cresça. E para crescer seja coerente.

Nenhum comentário: