quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Jogos.

Aproveitando a Olimpíada para constatar como somos torcedores na política. O jeito extremado, emocional, por vezes violento de torcer por seus" ídolos", "times".
Só que, diferente dos ídolos e times, não temos heróis na política. Não nos representam, não representam o povo brasileiro, não nos enchem de orgulho.
Com sorte vc vai votar num que não te faça sentir grande vergonha, que passe incólume por um mandado sem trair seu voto.
Todos, no fim, jogam no mesmo time, mesmo que vistam "camisas" diferentes, tem objetivos em comum.
Todos? De certa forma sim, é regra básica da convivência, da auto defesa, logo vão estar defendendo um "irmão", protegendo ou se abstendo de se posicionar.
Comparados com atletas, jogadores, times, nações; não passam nem perto. Não possuem identidade com o que representam, não querem o ouro simbólico, não querem alcançar objetivos através da luta, esforço, dedicação, humildade e sim pelos atalhos.
No entanto, distantes que estejam do verdadeiro heroísmo, contam com torcidas inflamadas, defesas emocionadas. Pra quê?
De repente vc começa a agir como eles, enxergando só o que é conveniente. Defeitos? Só nos outros.
Todos agem da mesma maneira, mas meu verde é mais verde do que lá. 
E a necessidade de "vitória" é tanta, e tão cega, que qualquer minúscula situação ganha contornos de batalhas épicas, o cara que estacionou na vaga de deficientes mas tinha um adesivo de tal "time", já é logo alçado ao posto de representante mor do inimigo: "Vejam, é assim que eles agem..."
Como no esporte, alguns honram e outros não a camisa que vestem. Alguns tem comprometimento e outros não. Nossos heróis esportivos são os que honram, os que representam, os vitoriosos, não só de medalhas, mas de exemplos.
E toda análise se torna rasteira, e toda distorção se torna possível e aceitável. Justiça? Coerência? Pra vencer o jogo vale tudo.
E das "arquibancadas", entramos em campo, jogando tão sujo qto eles.
Serão dignos, realmente, de tanta dedicação? Merecedores de nossas amizades perdidas? Das noites mal dormidas? Dos ferimentos de nossas batalhas?
Ainda estamos escolhendo o menos pior, a verdade é esta.
Todos são farinha do mesmo saco, podem diferir na categoria mergulho na lama, até onde estão afundados, mas se analisarmos o conceito mais puros de ética, todos estão, ao menos, chapiscados.
Quando vc estiver torcendo vivamente pelo seu ídolo diante da tv, estiver no limiar de um ataque do coração vendo seu time jogar, compare com os "atletas" da política: Merecem vc?
Se vc ainda estiver do lado de cá, na arquibancada, cuide pra jamais acabar tb em campo, no jogo sujo.
Mantenha uma distância segura da podridão.

Nenhum comentário: