terça-feira, 17 de julho de 2012

Escolhas convenientes.

Sermos bem sucedidos, por vezes, camuflam uma realidade, a das escolhas convenientes, aquelas que servem para viabilizar a vida.
São escolhas, ou decisões, use conforme preferir, que determinam as oportunidades, as prioridades, as zonas de conforto. Em geral abdicamos de alguma(s) coisa(s) e aceitamos outra(s) para que tudo corra bem, dentro do plano estabelecido.
Sim, é um processo racional, pouco intuitivo e emocional.
Chega a tal ponto que podemos chamar de mentiras convenientes.
Mas isto é uma constante em nossas vidas, vez ou outra fazemos isto, não somos imunes, muito menos superiores.
Seja para nos darmos bem, seja por fuga de algo, medo ou insegurança, ambição, etc...
Normalmente fazemos isto com o foco fechado, pensando num objetivo mais imediato, outras tem um olhar mais amplo, mas muitas vezes confuso, distorcido da realidade.
Por exemplo, vc sofreu muito em uma relação, isto basta para concluir que todas serão iguais e com base nisto escolher uma vida de superficialidade? Vc sofreu com uma criação rígida, isto basta para que tenha uma relação totalmente liberal com os filhos? Vc sofria bulling na escola, isto basta para que sua ambição seja desmedida?
O problema das escolhas convenientes é que desaprendemos a tomar decisões sérias, maduras, com relevância. Como se diz, vamos empurrando com a barriga.
Este é o tipo de situação que não dá pra ver somente nos outros, afinal, todos fazemos isto, ao menos uma vez na vida. Até time de futebol pode ser escolhido por conveniência. E o que é a moda? E o linguajar? A aparência? As eleições?
O que sei é que devemos romper as correntes, assumirmos quem nós somos, nossas escolhas, nossos sentimentos.
Não adianta ter um aspecto de sua vida bombando, se desenvolvendo com sucesso, pq chegando ao fim, sobra a realidade.
Não adianta atalhos, distrações, nos envolvermos com algo que nos toma de todo, pq sempre haverá uma "área" precisando de cuidados, de atenção, de zelo, ou seja, de nossas decisões.
Isto cabe a nós, não tem como terceirizar, encarar os fatos, agir.
Tem um ditado simples e que fala muito sobre isto:
"Havia três sapos na beira da lagoa, um decidiu pular, quantos ficaram?"
Pular exige de nós, pede algo a mais, mas não será melhor do que não se sustentar com a realidade?
Muitas vezes tem coisas em nossas vidas funcionando, dando certo, são escolhas bem feitas, mas elas iludem, podem dar a impressão que está tudo certo, que somos exemplos de sucesso. Mas só nós sabemos o que sacrificamos pra isto.
Quando falo que todos nós fazemos isto, ao menos uma vez, significa que tivemos a chance de aprender algo ali, a maturidade significa olhar pra estes eventos de nossa vida e aprender com eles.
Do que vc tem medo? Pq tanta insegurança para pular? O que te fragiliza de tal modo que te faz fazer escolhas convenientes? O que te faz continuar mentindo pra si mesmo(a)?
A resposta sobre os sapos é que ficaram três, afinal, um só decidiu pular... Mas não pulou...
Uma curta história para complementar:
"Um Rei morava em um castelo se deteriorava por falta de cuidados, ele passava o dia ouvindo reclamações e delegando responsabilidades para que tudo se resolvesse, mas os problemas continuavam.
Um dia uma fada surgiu para ajudá-lo e seu único pedido foi para que ela resolvesse todos os problemas do castelo, ela então lhe deu uma varinha de condão e disse: essa varinha te ajudará, basta você ir até o local do problema e usa-la. Convicto do poder da varinha o Rei passou a percorrer o castelo e os problemas foram se resolvendo uma a um, mal sabia que a varinha não era mágica, a "mágica" era a simples presença dele"

Nenhum comentário: