quinta-feira, 19 de julho de 2007

Perguntas e Respostas.

"Quando pensamos saber todas as respostas, vem o mundo e muda todas as perguntas."

Fico me perguntando por que dificultamos tanto a vida. Por que precisamos de respostas grandiosas aos nossos problemas e dilemas. Por que em tudo não aceitamos o óbvio, precisamos de respostas maginificientes.
Muitas vezes vivemos atormentados por perguntas e a muito custo encontramos as respostas, é o primeiro passo da solução, mas ao invés de nos dedicarmos a solução, continuamos colocando em dúvida o que encontramos só por que não tinha a dimensão que esperávamos.
Encontrar respostas é a parte mais fácil do problema, lidar e resolver os problemas é a mais difícil. O simples fato de ter as respostas não quer dizer que já conseguimos dar solução.
Mas é a partir das respostas que empreendemos a busca de soluções, mas se ficarmos ainda tentando encontrar respostas mais “adequadas”, adiaremos as soluções.
Porque não aceitar que a resposta mais simples é a correta? Porque em nossa vaidade precisamos de algo mais elaborado? Será que assim justificamos nossa banalidade? Respostas simples mostra como somos banais e simples?
Mas somos simples, somos humanos, somos imperfeitos. É através dos erros que amadurecemos, alcançamos o sucesso.
Dê-me um único exemplo de alguém que atingiu o sucesso sem errar. Todos os casos de sucesso são de pessoas que erraram e tiveram a virtude de aprender a lidar com os erros. Sucesso se baseia na nossa capacidade de lidar com os erros não com os acertos. Enquanto uns dobram o joelho, outros encontram motivação pra melhorar.

Crise no diagrama chinês, significa perigo mas, também significa oportunidade.

É a tal arte de transformar, é se sentir pequeno com as respostas encontradas e buscar respostas que nos tornem maiores, como se nossos problemas só pudessem se justificar por uma combinação mirabolante de circunstâncias.
Não conseguimos lidar bem com nossa humanidade, nossa fragilidade, nossa imaturidade, sempre precisamos ter justificativas que nem Freud desvendaria.
Por que somos tão injustos conosco tentando nos comparar a exemplos distantes? Por vezes somos estagiários na vida e queremos nos comparar aos Seniores, nos esquecemos que os Seniores também um dia foram estagiários e, apesar do que já alcançaram, ainda são sujeitos à falhas, a frio na barriga, ao medo, ao fracasso.
A grande virtude da maturidade não é nos tornarmos uma máquina de sucesso, é aprendermos a lidar com o fracasso.
Outro dia eu ouvi uma história de uma adolescente que fazia teatro, um curso popular de teatro, pessoas de todos os tipos, estudantes, donas de casas, etc.
Naquele dia em especial, caberia a cada aluno uma demonstração individual, a menina mais nova se escondeu do grupo e chorava, quando foi amparada por uma das senhoras mais velhas.
A menina ainda soluçando explicou que tinha medo de errar, que sentia um frio na barriga e temia fazer tudo errado quando a mais velha lhe diz que ela também sentia a mesma coisa.
Diante do olhar estupefato da menina, ela explicou que na idade dela o medo ainda existia, os mesmos medos da menina, só que ela colocava um sorriso no rosto e não deixava ninguém perceber, aceitando o risco da falha fazia assim mesmo, afinal, errar é humano e ela estava ali para aprender.
Somos humanos, palavra que lembra nossa fragilidade, quantas vezes você usou essa palavra para se referir a alguém que chorava, que era incapaz de esconder seus sentimentos, de conter as lágrimas, que não tinha vergonha dos gestos de carinho?
Aceitar nossa humanidade é tão difícil e perdemos um tempo enorme tentando respostas só cabível aos deuses ao invés de dar solução.
Nessa equação, encontrar respostas é a parte mais fácil, solucionar o problema que é difícil, leva tempo.
Se você tem a resposta, por mais banal e humilhante que seja, aceite, siga em frente na busca de solução, não fique perdendo seu tempo tentando dar um verniz mais elegante a resposta por que não há.
Numa postagem eu disse que os problemas são sempre os mesmos, as diferenças estão nas soluções, pois é, procure sua solução, a que cabe a sua individualidade.
Não estou querendo dizer aqui que solucionar problemas é fácil, digo justamente o contrário, a parte mais difícil está em encontrar forças para resolver nossos problemas, por isso se você já tem a resposta, não perca seu tempo só por que ela parece simples.
Muitos jamais conseguem solução, uns por que vivem perdidos ainda nas respostas, outros por que não encontram força pra resolver.
A vida é nossa, tudo nela resulta de nossas ações e decisões, contamos com amigos, pessoas que nos amam, que estão ao nosso lado independe do que aconteça, mas a hora da decisão é um processo solitário, muitas vezes doloroso, e que define nosso futuro, nossa vida.
Se você já tem a resposta mas ainda está insatisfeito, cuidado, pode estar perdendo um tempo precioso para se livrar do problema.

Nenhum comentário: